Deputado Rogério Nogueira protocola projeto de lei que isenta pagamento de pedágios próximos

Deputado Rogério Nogueira protocola projeto de lei que isenta pagamento de pedágios próximos

O deputado estadual Rogério Nogueira protocolou um projeto de lei para que motoristas de cidades com menos de 320 mil habitantes fiquem isentos do pagamento de pedágio nas praças de cobrança que fiquem dentro dos limites desses municípios. Indaiatuba se enquadra nesta definição.

Além de Indaiatuba, são outras quase cem cidades com menos de 320 mil habitantes que tem praças de pedágio instaladas dentro da sua área. Nesse caso, além de não pagar o pedágio no bloqueio instalado em Helvétia, os motoristas de veículos com placas de Indaiatuba não pagariam também esse da SP-75, uma economia de R$ 26,40 para quem faz esse trajeto de ida e volta. Sem falar que passar pela rodovia é mais rápido e seguro do que o desvio por Helvétia. A justificativa do deputado para apresentar o projeto é a de que em cidades desse porte e menores é comum que moradores trabalhem em outras cidades e, nesse deslocamento, são castigados pelo pagamento de uma tarifa de pedágio cara.

Mas o caminho para que esse projeto se torne lei é longo. Ele foi protocolado na Assembleia Legislativa e ainda precisa passar pelas comissões internas antes de ser votado em plenário. Se for aprovado, ainda precisa ser sancionado pelo governador Márcio França para começar a valer. Mas é importante lembrar que para que a mudança aconteça, os contratos de concessão das rodovias teriam que ser alterados, o que não deve ser tão simples.

 

Por Caio Guimarães

A TV Sol Comunidade não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados.