Cidadão pode consultar na internet onde encontrar medicamentos

Cidadão pode consultar na internet onde encontrar medicamentos

A Prefeitura de Indaiatuba está ampliando o acesso à visualização dos medicamentos padronizados dispensados nas unidades de saúde e farmácias vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde. Agora, além de visualizar a listagem completa, em ordem alfabética, de todos os medicamentos, inclusive os de alto custo, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, clicando no nome do remédio, o cidadão poderá conferir em quais farmácias ou unidades de saúde ele pode ser retirado.

A lista pode ser conferida na página oficial da prefeitura na internet (indaiatuba.sp.gov.br), na opção secretarias e órgãos, acessando o ícone “saúde”, em seguida “padronização de medicamentos”, à direita na tela. Já a lista dos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conhecidos como medicamentos de Alto Custo, cujo link está disponível ao final da página, está detalhada com a especificação da doença atendida e o CID (Classificação Internacional de Doenças).

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica em Indaiatuba, Melina Pansonatto Pereira, o objetivo é facilitar o acesso para o cidadão e também para os médicos, que poderão visualizar quais doenças são tratadas pelo CEAF, e medicamentos dispensados. “O próprio médico poderá imprimir o formulário de solicitação para que o paciente preencha e dê entrada ao processo para a obtenção de determinado medicamento”, explicou.

Melina lembra que a Secretaria de Estado da Saúde é bastante criteriosa na dispensação dos remédios de alto custo, que somente são autorizados após avaliação de uma comissão técnica. “Se toda a documentação e requisitos estiverem de acordo com as especificações, o paciente começa a receber a medicação cerca de 40 dias após a abertura do processo”, disse.

Para a retirada de medicamentos padronizados pela Assistência Farmacêutica de Indaiatuba nas unidades de saúde e farmácias vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, basta apresentar a receita médica original (validade menor que seis meses), cartão do SUS original, comprovante de endereço, RG e CPF. A lista dos documentos necessários para a obtenção dos medicamentos de Alto Custo pode ser visualizada em https://goo.gl/NNGp2h.

A divulgação da relação de medicamentos disponibilizados pela Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde na internet está de acordo com Lei Municipal nº 6.729, de autoria do vereador Luiz Alberto Pereira, Cebolinha (PMDB), de junho de 2017. Confira os endereços:

 

FARMÁCIA UNIFICADA E ALTO CUSTO

Rua Regente Feijó, 187 – Cidade Nova

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00h

Telefone: 3825-5455

 

FARMÁCIA MORADA DO SOL

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5990 –

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00h

Telefone: 3935-2756

 

(Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Indaiatuba)

A TV Sol Comunidade não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados.